Yoga reduz os sintomas físicos e psicológicos da fibromialgia, afirma pesquisa feita pela Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos EUA.
O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor em diversas partes do corpo, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Em 80% dos casos, a doença atinge as mulheres.
Sabe-se que a fibromialgia é uma doença relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Além da dor, ela provoca fadiga, falta de disposição e alterações do sono. Muitos pacientes se referem também à cefaléia (dor de cabeça), funcionamento inadequado do intestino (cólon irritável), sensibilidade durante a micção (síndrome da bexiga irritável) e sono pouco reparador, o que faz as pessoas já se levantarem cansadas.
O tratamento clássico envolve antidepressivos em doses menores do que as indicadas para a depressão, já que os neurotransmissores da dor e da depressão no sistema nervoso são muito similares. Atividade física também é um elemento importante para melhorar o sistema supressor da dor, pois estimula a sensação de plenitude, conforto e satisfação.
Um recente estudo realizado na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, nos EUA, relata que a prática de Yoga reduz os sintomas da fibromialgia. O estudo foi publicado na edição de novembro 2010 do jornal da Associação Internacional de Estudos da Dor, o Pain. Segundo os pesquisadores, alongamento suave, exercícios respiratórios e meditação reduziram as dores e aumentaram a força vital nos pacientes.
A pesquisa envolvendo 53 mulheres, acima de 21 anos,concluiu que as participantes do programa de prática de yoga mostraram significativa melhora nos sintomas da fibromialgia.
A prática do Yoga beneficia as pessoas que sofrem dessa patologia, pois é um coadjuvante no alívio das dores por meio dos exercícios corporais de alongamento, bem como no auxílio psicológico, por meio dos exercícios de concentração, relaxamento e meditação.
A prática dos exercícios respiratórios (pranayamas) propicia ao praticante uma excelente oxigenação pulmonar e celular, aumentando a capacidade respiratória e purificando o organismo das toxinas.
Sabendo que o Yoga trabalha o nosso físico, mental, emocional e energético, os pacientes de fibromialgia podem encontrar um profundo alívio e conforto com uma prática regular, mantendo a harmonia entre o corpo e a mente.
Namastê!
Mariana Confort
e-mail: mariana.yogin@gmail.com
Local e horário das aulas de yoga em Rio das Ostras, acesse o link:
http://estudioyogaparatodos.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html
Local e horário das aulas de yoga em Rio das Ostras, acesse o link:
http://estudioyogaparatodos.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html