Aulas de Yoga em Rio das Ostras

Aulas de Yoga em Rio das Ostras. Contato: 22 98814-5260 (Oi)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Yoga e o desapego



   Aparigraha é uma palavra em sânscrito que significa não cultivar o sentimento de posse sobre as coisas (e pessoas). Ela representa um dos princípios éticos do yoga.

   O sentimento de posse sobre coisas e pessoas, é uma das causas do sofrimento humano. Ele deriva do egoísmo, do nosso ego inflado. Ele surge quando sentimos que algo nos falta e olhamos para fora, procuramos incessantemente algo que preencha esse vazio. Começamos a desejar um celular novo, uma casa, um carro, um filho, namorado, marido, esposa... Na ânsia de que estes objetos e pessoas nos façam realmente felizes. Mas eles nos causam apenas uma alegria passageira e logo procuramos um novo objeto de desejo. Tudo que “conquistamos” passa a ser uma extensão da nossa personalidade, e nosso mundo passa a girar ao redor das coisas que temos. Quando perdemos algo ou alguma pessoa, o nosso mundo desaba, entramos em depressão.


   Isto acontece porque estamos o tempo inteiro olhando para fora e nos esquecemos de olhar para dentro. Quando paramos a analisamos o que causa esse vazio, percebemos que as coisas externas não podem completar o vazio interno. Todos os objetos e pessoas passam. Os objetos existem para terem alguma utilidade e algum dia perdem essa utilidade, se degradam.  As pessoas, por mais queridas que sejam, um dia vão embora. O nosso corpo algum dia irá se deteriorar, será que é inteligente cultua-lo? Não seria mais nobre cuidar dele como uma ferramenta para a vida?


   O vazio interno que gera essa ânsia de ter cada vez mais coisas e a se identificar com elas, só pode ser preenchido por você mesmo. Olhando para dentro, mergulhando na sua alma e entendendo o que te faz fugir de ficar em silêncio com você mesmo. Quando se aprende a ficar em silêncio, a meditar sobre o te faz infeliz e o que te faz feliz, e a entender que realmente gera essa ansiedade de ter as coisas e mantê-las por perto, em “segurança”, inicia-se o caminho da verdadeira liberdade. O caminho da felicidade e do amor. Aprendendo a valorizar aquilo que realmente importa, que é o momento presente, o agora. Sem colocar sua felicidade condicionada a objetos ou pessoas. 

Descubra sua alegria interna e seja feliz!

Namastê,
Mariana Confort.

Local e horário das aulas de yoga em Rio das Ostras, acesse o link:
http://estudioyogaparatodos.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html

Um comentário:

  1. O desapego é uma das práticas budistas e tento colocar em prática no meu dia a dia. Precisamos lembrar sempre da impermanência das coisas (inclusive a nossa) e das situações. Com certeza sofremos menos e conseguimos nos adaptar melhor as situções inesperadas ou inevitáveis. Nada( nem ninguem) é nosso tudo nos é emprestado para seguirmos nossa jornada no caminho do aprendizado.
    Namastê

    ResponderExcluir