Aulas de Yoga em Rio das Ostras

Aulas de Yoga em Rio das Ostras. Contato: 22 98814-5260 (Oi)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Chakra Básico - Muladhara



Uma das formas de autoconhecimento que o yoga nos traz é o conhecimento sobre os chakras.


Chakra significa roda, disco, e são centros de energia no nosso corpo. Estes centros são vórtices de energia psicoemocional de um indivíduo. O conhecimento sobre si mesmo nos diz se determinado chakra está ou não equilibrado.












A forma como encaramos o mundo material, como lidamos com questões de trabalho, dinheiro, estão relacionadas diretamente ao nosso chakra básico.Este chakra está localizado na base da coluna vertebral. Ele relaciona-se com a consciência da realidade material, com o poder de realização, capacidade de saber o que quer, para onde quer ir e poder de decisão. Está relacionado a doenças como depressão, obesidade, varizes, anemia, reumatismo e doenças ósseas.







Quando este chakra está pouco ativado, as pessoas tendem a negar as necessidades materiais, não assumindo as responsabilidades referentes a ela e dando ênfase aos aspectos sentimentais ou místicos. Materialmente são dependentes. Também não assumem o seu próprio desenvolvimento, são levados pelas vontades dos outros ou ficam sempre “em cima do muro” não assumindo a responsabilidade por suas decisões.






Quando este chakra está muito ativado a pessoa tende a ter um forte apego e rigidez na forma como lida com as suas necessidades materiais de sobrevivência, negando seus sentimentos e emoções, desqualificando-os, negando a existência de Deus e níveis de realidade não tangíveis. São pessoas frias e calculistas. Há uma necessidade de controlar tudo e todos a sua volta e uma tendência em projetar todos os erros nas pessoas e no ambiente a sua volta. Essa pessoa tende a consumir tudo que entra em contato, estocando tudo, como forma de precaver-se das intempéries futuras.









Quando este chakra está em harmonia e equilibrado, sentimos uma segurança em assumir a responsabilidade pelo que somos, pelo ambiente em que vivemos e pelas situações que criamos em nossa vida. Para tanto, precisamos estar conscientes de nossas ações, recuperar nossa autoconfiança, entrar em contato com a nossa verdade, abandonar a cômoda dependência dos outros e assumir as rédeas da nossa vida.


O Yoga pode ajudá-lo nesta busca. Para atingir o máximo de seu poder pessoal, você precisa se conhecer e saber o que realmente deseja. Assim, você poderá ser independente e pleno.



Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário