A psicóloga americana Amy Cuddy realizou
um estudo em que conseguiu mostrar como a postura influencia no comportamento
humao. Segundo Amy, que é professora da Harvard
Business School, as posturas corporais expansivas (coluna ereta,
peito aberto, braços para cima, corpo alongado), mesmo que feitas forçadamente
e por apenas dois minutos, fazem a pessoa ganhar autoconfiança, comportar-se de
uma maneira poderosa e mudar a maneira como as pessoas ao redor as percebem.
Além disso, as posturas expansivas melhoram o desempenho em entrevistas de
emprego e configuram o cérebro para lidar bem com situações estressantes.
E o mais interessante da pesquisa é que o efeito não é apenas psicológico, a postura influencia também nos níveis hormonais.
O estudo, realizado por Amy e pesquisadores das Universidades de Harvard e Columbia, mediu os hormônios testosterona e cortisol de 42 voluntários, que não sabiam que participavam de um estudo sobre poder. Um grupo de pessoas recebeu a orientação de ficar em posturas expansivas, enquanto o outro grupo deveria ficar em posturas contraídas (ombros para frente, pernas e braços cruzados). Os dois grupos tiveram os níveis de hormônios medidos antes e depois da experiência. Os que fizeram a postura expansiva tiveram os níveis de testosterona (ligado à resposta de lutar e encontrado em altos níveis em indivíduos alfa) aumentados em 19% e os de cortisol (ligado ao estresse) diminuídos em 25%.
Os pesquisadores também notaram uma mudança no comportamento. Os voluntários recebiam uma quantia de dinheiro que podiam guardar ou apostar. 86% dos que fizeram a postura expansiva apostaram a quantia contra 60% dos que fizeram posições contraídas.
O estudo ainda é preliminar e são necessárias mais pesquisas para comprovar os efeitos científicos das posturas, mas para quem é praticante de Yoga, isso não é uma novidade. Mudanças de comportamento e atitude são notadas depois de um tempo de prática e há vários casos de completa mudança de vida depois de alguns meses praticando. Isso acontece, segundo o Yoga, por motivos como massagem nas glândulas que regulam os hormônios, alinhamento dos chakras, entre outros.
Aliando o estudo americano à prática, quando
precisar de coragem, pratique extensões, posturas em pé e que alonguem o corpo todo,
fazendo você se sentir mais expansivo. E mantenha sempre um postura ereta e
aberto, que demonstre confiança, para incorporar atitude em sua vida.
Muita paz!
Namastê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário