Aulas de Yoga em Rio das Ostras

Aulas de Yoga em Rio das Ostras. Contato: 22 98814-5260 (Oi)

quinta-feira, 29 de março de 2012

VOCÊ É FELIZ?


Você é feliz? Você sabe o que te faz feliz? Você se conhece? Conhece a sua verdade interna?
Esses são alguns dos questionamentos mais importantes a serem feitos na vida.
Satya é uma palavra em sânscrito que significa ser veraz- verdadeiro. Integra a série de princípios éticos do Yoga Sutra, compilado há cerca de 3000 mil anos por Patañjali.  Ser verdadeiro, primeiro com você mesmo, com seus sentimentos, seus atos, palavras e sempre respeitando o primeiro princípio ético do yoga, ahimsa, a não agressão.
 Conheça a sua verdade, e viva uma vida de verdade. Com alegria, satisfação e respeito à sua vida e à do seu próximo. Quando você conhece a sua verdade, deixa de procurar a felicidade fora de si, e passa a viver a sua felicidade.




Seja feliz!

Namastê,

Mariana Confort.
mariana.yogin@gmail.com



Local e horário das aulas de yoga em Rio das Ostras, acesse o link:
http://estudioyogaparatodos.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html

terça-feira, 27 de março de 2012

quinta-feira, 15 de março de 2012

Acalmando a mente


Yoga é uma tradição milenar, que cada vez mais conquista adeptos tanto no Oriente quanto no Ocidente. Os seus inúmeros benefícios são hoje comprovados pela ciência. Mas há cerca de 2000 mil anos o mestre Patanjali compilou o Yoga Sutras e descreveu muitos de seus benefícios.

A definição inicial de yoga pelo Yoga Sutras de Patanjali é:  acalmar as flutuações da mente. A nossa mente flutua o tempo todo entre os mais diversos assuntos, como um macaco pulando de galho em galho. A nossa mente macaco não consegue ter uma direção específica por um longo tempo se não for direcionada. Em determinadas situações ficamos cansados só de pensar no mesmo assunto, pois ele nos desperta sentimentos e emoções que "estressam" o corpo. Quando acalmamos a mente, nos afastamos das preocupações, mesmo que por alguns instantes, e reduzimos o nosso nível de estresse. Acalmar as flutuações da mente é extremamente necessário para acalmar também o corpo.



Através da prática do yoga, conseguimos direcionar a mente para o momento presente, evitando as emoções do passado e as expectativas do futuro, que tanto nos acompanham. Acalmando a nossa mente, acalmamos o corpo e conseguimos realizar uma prática física de posturas com uma maior atenção, evitando lesões, e nos beneficiando dos seus efeitos físicos, psicológicos e energéticos.




O ponto central do yoga é o pranayama, que significa prática de controle da respiração. Através da respiração conseguimos dominar a mente e dominando a mente conseguimos controlar nossas emoções, que geram ansiedade e inúmeras doenças. O grande mestre indiano Iyengar sintetiza o pranayama de forma simples e bela:

“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrição para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando estamos realizando um ásana (postura), só podemos entender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção. Pranayama é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.”
                                               B.K.S. Iyengar , A Árvore do Ioga

Namastê,
Mariana Confort.
Texto escrito para o jornal O Debate de Rio das Ostras



Local e horário das aulas de yoga em Rio das Ostras, acesse o link:
http://estudioyogaparatodos.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html

quinta-feira, 1 de março de 2012

Gratidão


     Você já agradeceu hoje?

     É com esta pergunta que gostaria de convidá-lo a refletir sobre a sua atitude diante da vida. Você consegue pensar em alguma razão para agradecer? Consegue sentir a energia que movimentamos ao agradecer?

    Gratidão por estarmos vivos, por estarmos com saúde, pelo nosso alimento de cada dia,... Com certeza você tem razões de sobra para agradecer ao Universo, a  Deus, ou o nome que você preferir.

    Agradeça todos os dias pela maravilhosa oportunidade de estar vivo, agradeça de todo o coração.

    Se você estiver passando por uma  má fase na vida, agradeça também. Com certeza as dificuldades são instrumentos divinos que estão lhe mostrando um novo caminho. Muitos caminhos nos permitem grandes aprendizados, mas é preciso ter olhos de ver. É preciso, através do autoconhecimento, descobrir a melhor forma de enfrentar as dificuldades.

    O apego , muitas vezes, não nos permite sentir gratidão. O apego às pessoas, aos objetos ou aos resultados, nos faz sofrer. Não gostamos quando algo não sai como planejamos. Mas aí que está a beleza da vida, você não sabe as surpresas que a vida te reserva. Se uma pessoa sai da sua vida é para que outra, que te faça mais feliz, possa entrar...

    Agradeça por estar vivo e poder recomeçar. Todos os dias temos a chance de recomeçar algo novo, diferente, maravilhoso... Permita que o Universo conspire a seu favor, se abrindo para o mundo.

    Agradeça por conhecer amigos novos, por mudanças inesperadas, por novos caminhos a serem trilhados. Encare as mudanças e dificuldades como etapas da vida. Não esmoreça diante dos obstáculos, agradeça a força interior para ultrapassá-los. Você está escrevendo a história da sua vida, portanto,  escreva com amor, empenho e sabedoria.

    Não sabemos todo o caminho, mas podemos trilha-lo com alegria ao invés de tristeza e ingratidão. A gratidão movimenta uma enorme energia em nossa vida, abre os nossos caminhos para a abundância. Quanto mais agradecemos, mais a vida nos presenteia com motivos para agradecer. E o contrário também é verdadeiro, quanto mais reclamamos da vida mais ela nos dá motivos para reclamar.

    Abra seu coração para a gratidão e cultive a sua paz interior.

Namastê!

Mariana Confort.


Local e horário das aulas de yoga em Rio das Ostras, acesse o link:
http://estudioyogaparatodos.blogspot.com.br/2012_02_01_archive.html